
Sobre mim



Quézia Homem
Minha história
Vida, educação e futuro
Prazer, sou professora graduada em Licenciatura, Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa (2015), pós-graduada em Neuropsicopedagogia e também em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo (2022-2023).
O meu interesse à área da Educação Especial começou na época dos meus estágios no período em que fazia faculdade; no qual eu tinha a responsabilidade de atuar na sala de leitura, assim como também no reforço escolar em uma escola pública municipal no Rio de Janeiro/RJ. Essa escola é localizada em uma comunidade com uma população carente e amedrontada e se não dizer até acostumada com a violência do dia-a-dia. No período em que lá estive, obtive importantes experiências no trato humanístico para com as crianças e assim tive meu primeiro contato com alguns transtornos de aprendizagem como a dislexia e discalculia.
Já nesse ano de 2024 comecei a trabalhar como Agente de Apoio de Educação Especial em um EDI da prefeitura do Rio, atuei com alunos autistas desde o nível 1 de suporte até o nível 3 de suporte, a maioria com comorbidades como TDAH, deficência intelectual, etc. Durante toda a minha trajetória por lá pude aperfeiçoar meu conhecimento de forma prática garantindo um excelente momento de aprendizado e crescimento pessoal e profissional.
Com isso percebi que para uma melhoria do aprendente como indivíduo precisamos cultivar um olhar mais sensível e acolhedor com as famílias ensinando-as sobre rotina familiar e a importância de pais e responsáveis comprometidos com a educação. A escola ajuda em muita coisa, mas não se pode deixar a responsabilidade somente com ela. Foi a partir desse meu entendimento que despertou-se em mim a vontade de me aprofundar na mente humana no que tange à educação e explorar como se dá o desenvolvimento cognitivo através da Neuropsicopedagogia.