10 Mitos sobre o Autismo
- queziacris004
- 19 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

1. "Vacina causa autismo"
Essa nem preciso comentar né!? O autismo está relacionado com predisposição genética, sendo comum o seu diagnóstico em mais de um membro da família associado a fatores ambientais (componente epigenético).
2. "Glúten causa autismo"
Muitas pessoas com o Transtorno do Espectro Autista podem apresentar seletividade alimentar, e também assim como as pessoas típicas, alergias a determinados alimentos, mas o glúten nem nenhum outro elemento alimentar têm chances de causar o autismo.
3. "Todos são um pouco autistas"
Cada pessoa é única e é nessa singularidade que temos a capacidade de convivermos em sociedade, a personalidade de um indivíduo por mais que você não goste ou admire não pode significar a presença de um transtorno. Todos temos nossas manias e trejeitos especiais que nos caracterizam e isso é normal a cada ser humano.
4. "Autistas são anjos inocentes"
Crianças autistas crescerão e se tornarão adolescentes, jovens, adultos, e idosos permanecendo com o autismo, o transtorno é do neurodesenvolvimento, isso não tem a ver com inocência, pureza ou até mesmo assexualidade. É importante educá-los quanto as fases da vida como qualquer pessoa típica. Levando em consideração que eles também sentem desejos e vontades.
5. "Autistas que não falam não se comunicam"
Eles podem se comunicar pela linguagem não verbal, com gestos, olhares e até mesmo na escrita, os que são alfabetizados, obviamente... Por mais que o autista não verbalize ela tem VOZ e precisamos tratá-los com naturalidade incentivando a sua independência.
6. "Autistas não gostam de eventos sociais"
Algumas pessoas com autismo gostam de frequentar lugares com músicas altas e batidas, como raves, festivais de música, eventos com interação social etc. Principalmente os que possuem hipossenbilidade sensorial auditiva, que são os que não se incomodam TANTO com barulhos.
7. "Não tem cara de autista"
Autismo não tem cara! Por ser um transtorno do neurodesenvolvimento, como já dito acima, não tem nada a ver com características físicas.
8. "Não é autista porque trabalha e estuda"
Dependendo do nível de suporte, principalmente se for tipo 1, você encontrará com facilidade pessoas com autismo que trabalham, estudam e constituíram sua própria família. Além disso, a inserção no mercado de trabalho pode acontecer em todos os níveis de suporte, isso é garantido pela lei para pessoas com deficiência. Os autistas são pessoas como todas as outras, com habilidades que aprenderam a fazer do seu hiper foco um meio de trabalho. Por isso é tão importante nos atentarmos as qualidades a fim de ajudá-los a criarem sua independência.
9. "Autistas sem deficiência intelectual são gênios"
Nem todo autista possui altas habilidades, ou seja, inteligência acima da média. Estudos indicam que em torno de 30-50% dos autistas não possui nenhum nível de deficiência intelectual, possuindo habilidades cognitivas e de linguagem normais.
10. "Existe cura para Autismo"
A pessoa que nasce autista vai continuar sendo autista, o que acontece é que com bom acompanhamento multidisciplinar essa pessoa pode se desenvolver melhor e explorar suas habilidades e conquistar autonomia, mas o espectro permanecerá presente em toda sua vida.
Esse artigo foi produzido a partir de uma aula na minha pós-graduação em ABA para Autismo, no qual estou cursando, tal assunto foi apresentado pela professora e médica Mariana de Andrade Coelho.
Comments