top of page

Escrever. Ainda fazem isso?

Dia 23 de janeiro é o Dia Mundial da Escrita à Mão.





O ato de escrever ajuda a memória, o aprendizado de palavras e no processamento de informações.


Agora com um maior uso da tecnologia cada vez mais cedo pelas crianças e disponível em salas de aula, a prática da escrita tem-se diminuído, inclusive existem escolas que não exigem mais o uso da letra cursiva.






Uma criança antes mesmo de ser alfabetizada precisa entrar em contato com o mundo das letras. Aí está a importância da educação infantil. A criança já está no processo de aprendizado da escrita quando manuseia a massinha de modelar, brinca com areia, como é a proposta do vídeo acima; quando pinta com tinta, tanto usando pincel ou mesmo seus dedinhos.


O ato de se envolver nessas atividades que muitas das vezes consideramos simples e não damos a sua devida importância, contribui muito beneficamente com o desenvolvimento motor da criança fazendo com que a mesma já treine (mesmo sem perceber) para a fase em que ela vai de fato aprender a escrever.





De acordo com um estudo foi identificado que aprender as letras por meio da escrita à mão ativa redes do cérebro que não são ativadas pela digitação num teclado. Isso inclui áreas cerebrais que têm papel muito importante no desenvolvimento da leitura. 


Você já parou para pensar que a escrita é algo único em cada indivíduo? Cada pessoa possui a sua forma de escrever e nisso ninguém se iguala ao outro, como se fosse uma “impressão digital literária”.


Existem letras mais arredondadas, outras mais inclinadas no estilo itálico, algumas pessoas tem as letras pequenas, já outras só fazem grandes encostando-as de uma linha até a outra; cada caligrafia carrega a história de seu “dono”, seu escritor e suas características nos ajudam a descobrir a personalidade desse que escreve.  


Que não percamos esse maravilhoso hábito da escrita, a tecnologia de fato muito nos ajuda, mas que tenhamos em mente que o ato de escrever ajuda a manter nossa história viva e o nosso cérebro mais ativo e saudável.





 
 
 

Comments


About Me

LRM_20221211_214732.jpg

"Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá". Charles Chaplin

#Neuropsicopedagogia

Visite meu Insta!

Posts Archive

Esteja sempre conectado!

  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

© 2023 by by Leap of Faith. Proudly created with Wix.com

bottom of page