O que é a Neuropsicopedagogia?
- queziacris004
- 22 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2023
Você vai compreender de uma vez por todas o que significa essa área do conhecimento e entender a sua importância na educação de crianças, jovens, adultos a até mesmo os idosos.

A Neuropsicopedagogia é uma área multidisciplinar, ou seja, é uma junção da Neurociência, Psicologia Cognitiva e Pedagogia.
Essa ciência se propõe em estudar o processo cognitivo e sua aprendizagem relacionado ao sistema nervoso.
O Neuropsicopegago e a Educação
A neuropsicopedagogia no âmbito educacional serve para ajudar o indivíduo a desenvolver melhor o seu processo cognitivo, auxiliando os alunos com transtorno de aprendizagem e distúrbios.
Seu objetivo é estudar o funcionamento do cérebro e identificar de maneira singular como a pessoa reage a estímulos para captação de informações, memorizações e aprendizagem.
A partir desse estudo, o neurospicopedagogo se dedica a encontrar estratégias para melhorar o desenvolvimento do indivíduo e é responsável pelo diagnóstico de transtornos e a sua reabilitação social.
Quem o Neuropsicopedagogo Atende?
Crianças, jovens, adultos, idosos, todos podem ter acesso ao tratamento com um neuropsicopedagogo.
As crianças e adolescentes, que normalmente estão em fase escolar, são em sua maioria o público-alvo nos consultórios e atendimentos. Isso se deve ao fato de que é nessa fase da vida que é percebido pelos pais e professores alguma dificuldade de aprendizagem ou até mesmo uma aceleração, como uma superdotação e altas habilidades.
Já os adultos podem descobrir tardiamente algum distúrbio ou transtorno que dificulta a sua aprendizagem e então buscar juntamente com atendimento clínico de um neurologista uma ajuda com o neuropsicopedagogo para ampliar a sua capacidade cognitiva e melhorar sua qualidade de vida.
No caso dos idosos, um acompanhamento neuropsicopedagógico é muito eficaz para a reabilitação cognitiva, quando a pessoa foi acometida por alguma doença que afetou a sua capacidade de memorizar as coisas, como por exemplo, a leitura, escrita, operações matemáticas dentre outros.
Infinitas possibilidades
Viu como esse profissional é essencial para os dias atuais!? Seu trabalho tem excelentes resultados quando age junto com demais profissionais da saúde, como neurologista com pedidos de exames e em alguns casos com medicamentos, fonoaudiólogos, psicólogos e tantos outros que podem auxiliar de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Você conhecia sobre essa profissão? Conte-me abaixo...
Até mais!

Commentaires