Quais jogos utilizar como recurso neuropsicopedagógico?
- queziacris004
- 19 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de mai. de 2023

A utilização dos jogos na sessão neuropsicopedagógica é muito importante, pois a partir de uma abordagem lúdica conseguimos nos aprofundar na análise do nosso cliente, especialmente quando se está trabalhando com crianças e adolescentes.
É por meio de brincadeiras e jogos que o Neuropsicopedagogo pode identificar como a criança, adolescente lida com a frustração ao perder alguma partida; a maneira que reage ao ganhar; seu raciocínio lógico; como que está seu nível de interpretação ao ser apresentada(o) à regras do jogo; a sua memória e até a leitura.
Abaixo vou apresentar os principais jogos que considero essenciais para serem utilizados nas sessões e ajudar a deixar esse momento clínico mais atrativo para as crianças, de modo que elas se sintam bem a vontade a compartilhar suas inseguranças e que também desenvolvam confiança no profissional que está ali para ajuda-la.
Esse jogo é conhecido popularmente como a "caixinha para exercitar o cérebro". Tem como objetivo trabalhar a estimulação da capacidade cognitiva, visando melhorar a memória e concentração. Dentro da caixinha vem 100 cards com desafios.
Esse jogo é bem popular entre todas as idades (acima dos 7 anos), Uno conquistou vários corações e suas regras servem para estimular a concentração e raciocínio lógico, percepção de pares e muito mais!
Jogo interessantíssimo que faz muito sucesso entre adolescentes, ele é parecido com a proposta do Uno, mas precisa de ainda mais atenção com as cartas. Trabalha o raciocínio, estimula a agilidade. Este jogo realmente coloca o cérebro para trabalhar rs.
Muito bom para crianças com Dislexia, pois ajuda a desenvolver a compreensão de rimas. Seu foco é na estimulação da consciência fonológica e pode ser utilizado também com crianças em fase de alfabetização e dificuldades de escrita.
Jogo essencial para crianças que estão em processo de aprendizagem com dificuldades em leitura e escrita, ajuda a criança a memorizar a grafia correta das palavras e reconhecer o som das letras, bom jogo para ajudar na consciência fonológica.
Resta 1 é um jogo clássico que atravessou gerações e continua sendo um sucesso até hoje! É um ótimo jogo para estimular o gosto por matemática desenvolver o raciocínio lógico, lateralidade e muito mais.
Rouba Monte é um jogo que trabalha com a agilidade da criança e estimula no desenvolvimento de estratégias para jogar, além de ajudar no raciocínio lógico.
Bem, essas foram algumas sugestões de jogos simples e que não são caros para ajudar você, como neuropsicopedagogo, a desenvolver seu trabalho de forma mais lúdica e atrativa para a criança e adolescente.
Se tiver interesse em adquirir os jogos, é só clicar nas fotos acima e você será redirecionado para a compra no site da Amazon, aproveite e já assine a Amazon Prime e compre tudo com frete grátis!
Comments