Discalculia
- queziacris004
- 24 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de mar. de 2023

A discalculia é um transtorno específico da aprendizagem em matemática. Ele tem origem neurobiológica por ser uma disfunção neural no sulco intraparietal do cérebro.
Veja na imagem abaixo que o número 1 corresponde ao giro angular, número 2, sulco intraparietal esquerdo e número 3, sulco intraparietal direito:

É de suma importância que não assumamos o papel de preconceituosos por entender que uma criança com discalculia não é inteligente como as outras crianças. Essa afirmativa está completamente equivocada.
Esse transtorno também pode ser devido a uma condição que tem um componente genético, caso alguém da família da criança de relação de primeiro grau também tenha as características inerentes. Outra causa possível também para esse transtorno é o consumo de álcool pela mãe durante a gravidez, de acordo com alguns estudos da área, lembrando que ainda não há uma constatação de fato de sua origem.
Os Diferentes Tipos:
Por ser um transtorno muito complexo, ele apresenta 6 tipos:
Discalculia de Tipo Verbal:
Dificuldades em compreender os conceitos matemáticos quando estes são apresentados oralmente, em nomear as quantidades e os números, e em utilizar o vocabulário e os símbolos matemáticos.
Discalculia de Tipo Practognóstico:
Dificuldades em enumerar, comparar e quantificar objetos reais e/ou ilustrados.
Discalculia de Tipo Léxico:
Dificuldades em ler números e/ou símbolos matemáticos.
Discalculia de Tipo Gráfico:
Dificuldades em escrever símbolos matemáticos, isto é, apresenta sérias limitações em copiar números e/ou em escrever números ditados.
Discalculia de Tipo Ideognóstico:
Dificuldades em fazer cálculos mentais, bem como em compreender os conceitos matemáticos e a relação entre os números (por exemplo, identificar se um número é maior do que o outro).
Discalculia de Tipo Operacional:
A criança tem dificuldades em realizar as operações matemáticas.
Quais são os sinais?
Para se diagnosticar a discalculia, é preciso excluir outros distúrbios que interfiram na habilidade matemática, como aqueles de caráter sensorial, emocional, neurológico ou que se relacionam a aprendizagem em leitura e escrita.
Daí a importância em descartar problemas relacionados a linguagem, pois o indivíduo que apresenta estes distúrbios poderia ter dificuldade em matemática por não conseguir ler o enunciado da questão, por exemplo.
É comum que crianças com dislexia também possam ter discalculia, com isso torna-se mais urgente uma rápida intervenção neuropsicopedagógica a fim de minimizar os sintomas e proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Geralmente, as crianças e jovens em idade escolar relatam que os principais problemas são:
Reconhecer símbolos numéricos, como o sinal de adição, multiplicação, subtração e divisão; |
Dificuldade em aprender a contar e ignorar números; dificuldade em entender valores; |
Realizar cálculo; |
Na solução de problemas – principalmente de lógica; |
Problemas com representações visuais e espaciais de números; |
Problema em acompanhar pontuação em jogos; |
Problemas para lidar com dinheiro; |
Dificuldade em ver as horas em relógio de ponteiro; |
Dentre outros. |
Infelizmente, a discalculia não apresenta cura, quem tem o transtorno o levará para sempre, mas graças ao avanço da Ciência e grandes estudos temos hoje tratamento adequado para minimizar os sintomas e garantir uma melhora significativa no desenvolvimento do indivíduo.
Como incentivar meu filho a estudar matemática?
A melhor maneira de instruir uma criança ao aprendizado é com brincadeiras, pois dessa forma ela não se sentirá intimidada com tantos números à sua frente. Temos aqui alguns exemplos:
Caça-palavras, cruzadinhas, Tangran, Sudoku, operações no ábaco, dominó das operações, leitura de palavras espelhadas, jogos de memória, jogos de palavras embaralhadas, bingo da tabuada, desafios, jogos de Xadrez e Dama, anagramas, jogos de atenção, jogos de foco, Tabuada cantada, Jogos dos sete erros, cálculos operativos concretos com as 4 operações matemáticas em experiência do dia a dia.
Eu adquiri um material lúdico educativo no Aliexpress, que auxilia (e muito!) na percepção do corpo como extensão das contas matemáticas. Esse material é indicado para crianças em fase escolar, que estão aprendendo os números e contas simples de adição e subtração.
Um grande problema de quem possui discalculia é a falta de memória do trabalho, muitas vezes a criança não consegue gravar a sequência numérica e isso afeta na resolução de cálculos.
Com esse material a criança visualiza as mãos e os dedos e consegue manipular mais facilmente para realizar contas.
A criança ao se deparar com os dedos de feltro do material, ela perceberá que seu corpo também é parecido, ou seja, possui duas mãos com cinco dedos cada e ao fazer o manuseio do material ela irá aprender com mais facilidade como utilizar seu corpo, no caso as mãos, para contar.
Confira o vídeo abaixo:
É muito importante a utilização de brinquedos e materiais lúdicos no processo de alfabetização, pois de acordo com estudos, nosso cérebro capta melhor as informações quando é exposto a estímulos visuais. Interessante, não é!?
E por hoje é isso, qualquer dúvida deixe aqui nos comentários.
Até mais!
Comments